20.9.10

entorse

há uns 3 anos fiz uma entorse no pé esquerdo. depois de quase 4 horas no hospital, fui atendida, tinha uma entorse e tinha de pôr gelo, andar de muletas, de pé elástico e ficar em repouso durante três semanas, até porque as dores eram mais que muitas. ainda assim andar de muletas foi e é difícil!
deram-me um contacto de uma massagista/endireita, fui lá e sai a andar, sem dores e sem muletas.

no final de agosto deste ano, a voltar das férias, nova entorse, agora no pé direito. resolvi ir logo à massagista/endireita, que fez o mesmo que três anos antes, embora não tenha saído de lá a andar tão bem, como três anos antes. mas ela disse-me que ia partindo o pé, e que tinha o pé com sangue pisado e por isso as dores. decidi que não valia a pena ir ao médico para ouvir mais do mesmo, e não me fazerem nada. de qualquer forma, fiz o que eles tinham mandado, três anos antes. fiz mais ou menos, porque andei só com uma muleta, e ao fim de uma semana já não usava nem a muleta, nem o pé elástico.
resultado, ao fim de três semanas o pé começa a inchar mais, a doer mais e já doía o tornozelo. por isso, resolvi ir às urgências, não demorei quase 4 horas a ser atendida, mesmo contando com as radiografias, e está tudo no sítio, pelo menos no que diz respeito aos ossos. nada deslocado, nem lascado, nem partido. ficamos, assim, pelos ligamentos que foram demasiados esticados, e que não voltaram ao sítio porque não descansei o pé o suficiente. por isso, a contar a partir de sábado passado, devo descansar o pé, durante uma semana, com direito a tudo - pé elástico, gelo, muletas e sempre que possível pôr o pé elevado. que é o que estou a fazer agora:


não satisfeita, amanhã ainda vou a um ortopedista, por marcação da bianda. que deduzo me vá dizer que isto são só ligamentos esforçados ou retesados ou apenas lixados e que tenho de dar descanso ao pé até ao final da semana.

e no fim de todo este percurso, penso se não devia apenas ter ficado em casa, durante uma semana, de pé para o ar, a pôr gelo e a repousar…

fica a reflexão para a próxima entorse.

Sem comentários:

o que foi escrito

quem escreve